17/12/2018
Tamanho
 

Antes de Brasília, a sala de aula
Por Rosana Valle

Divulgação   
 

Fazer campanha para deputada federal foi tão difícil quanto aprender as regras de um jogo durante a própria partida. Tive de me encher de coragem para enfrentar as decepções e os vícios da politicagem. Rejeitei apoios condicionados à reforma de telhados, disse não aos churrascos, camisas de futebol, aos interesses imediatos e favores futuros. Joguei limpo, mas por vezes o muro da velha política pareceu alto demais. Duvidei que conseguisse ultrapassá-lo. 

Fui eleita e a vitória trouxe o peso da responsabilidade. Em 2019, vou estar entre os 513 parlamentares que irão legislar a favor dos brasileiros pelos próximos quatro anos. Como honrar a esperança depositada por mais de 100 mil pessoas? Como não ser tragada pelo sistema? Como fazer diferente?

Viajei o mundo, conheço minha região como poucos, entendo de gente, tenho boas ideias e vontade de trabalhar, porém, mesmo depois da vontade das urnas continuo ouvindo alguns céticos repetirem : “Isso não basta, a Rosana não é política e corre o risco de ficar no baixo clero “.

Sei que cabe a mim provar o contrário e ir à luta. E, é o que estou fazendo. Terminei a faculdade há duas décadas e meia e frequentei o ambiente universitário como professora de jornalismo. Agora, volto à sala de aula como aluna. Tive o privilégio de ser selecionada, entre os novos deputados federais e senadores, para o Curso Intensivo de Mandatos Legislativos do Insper, uma instituição sem fins lucrativos reconhecida como referência no ensino e pesquisa no país.

O curso é promovido pelo RenovaBR, que não é um partido e não tem investimento público. A iniciativa nasceu na sociedade civil e o objetivo é preparar novas lideranças politicas.

Entre os professores estão ex-ministros, senadores, cientistas políticos, psicólogos e profissionais renomados. Todos dispostos a dar o melhor de si para uma nobre missão : discorrer sobre o regimento interno da Câmara Federal, formação de comissões, orçamento da União, rotina dos gabinetes, enfim, possibilitar aos eleitos de primeiro mandato uma compreensão rápida das regras do jogo político.

O RenovaBR promoveu também nossa integração. Formamos um grupo e independentemente das questões partidárias estamos coesos no desejo de contribuir para uma nova história na política. Minha esperança é que nenhum de nós perca o entusiasmo e que esse espírito contagie outros.

Acredito na construção de um novo momento, onde o chamado “alto clero” ou seja, a massa de parlamentares que domina as regras institucionais, que influencia e conduz grandes negociações, se renda a coragem dos que chegam dispostos a mostrar que nosso papel não é atender aos interesses dos que circulam pelos corredores e palácios de Brasília. As verdadeiras autoridades são as que vivem nas cidades e lugares distantes, elas nos deram uma responsabilidade e esperam muito de nós! Que venha um tempo melhor para o nosso país, nossos filhos e futuras gerações. Um tempo de fazer política como missão e com o coração. Peço a Deus que seja esse o nosso legado.


* Rosana Valle é jornalista e deputada federal eleita 

 
 
 
13/05/2019 - Rádio Câmara
Comissão de Meio Ambiente realiza 1º Seminário Aberto sobre Clima, Floresta e Agricultura (17'19")
10/05/2019 - Rádio Câmara
Alto número de suicídio de crianças e adolescentes chama atenção de Rodrigo Coelho (2'53")
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.