25/06/2019
Tamanho
 

Atividade física: uma importante aliada da saúde preventiva
Por Felipe Carreras

Chico Ferrera   
 

Os valores do esporte brasileiro são indiscutíveis. Além de transformar vidas, gerar oportunidades e mudar o futuro de muita gente, a prática esportiva gera benefícios significativos para a saúde e qualidade de vida da população. Uma caminhada no parque, a corrida de domingo, um passeio de bicicleta, um treino de musculação ou a prática de alguma atividade nas famosas academias ao ar livre são fundamentais para estabelecer o conceito de saúde preventiva, priorizando a prevenção como forma de garantir uma sociedade mais saudável. Infelizmente, o cenário atual do Brasil causa preocupação. 
 
Os níveis de obesidade estão aumentando consideravelmente e o sedentarismo já atinge cerca de 50% da população brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos são sedentários. Como combater o alto índice? O País precisa investir em prevenção! A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, cerca de 20 minutos por dia, ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana. 
 
Portanto, investir em exercícios físicos aliados a alimentação saudável pode reduzir o risco de diversas doenças crônicas como hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon e depressão. A urgência do investimento em prevenção foi fator motivador para a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Preventiva, na Câmara dos Deputados. 
 
Chamada de SaúdePrev, a Frente surgiu como um novo espaço de debate onde a grande missão é defender a atividade física, alimentação adequada e buscar estratégias que reduzam os índices de sedentarismo e elevem o bem-estar dos brasileiros. Outra responsabilidade da SaúdePrev está relacionada com a valorização dos trabalhadores envolvidos na área. Profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia ou quaisquer outros agentes que atuem em defesa da saúde pública merecem o reconhecimento por seu trabalho em favor da qualidade de vida da população.

Mais um passo importante será dado com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, em 3 de julho, para debater e incentivar a prática esportiva no país. Esporte também é saúde e, com certeza, os temas caminharão juntos em benefício do povo brasileiro. Não restam dúvidas de que a prática esportiva é uma arma eficaz para a promoção da saúde, uma vez que diminui o risco de doenças sérias, melhora a qualidade de vida, promove a socialização e garante o bem-estar das pessoas. Chegou o momento de o Brasil cuidar da causa e não só da consequência. É sempre ‘melhor prevenir do que remediar’!
 

 
 
 
07/11/2019 - Rádio PSB 40
Lídice da Mata defende trabalhos da CPMI das Fake News (02'19")
06/11/2019 - Rádio Câmara
Debatedores discutiram os resultados e desafios do Cadastro Nacional de Adoção (04'08")
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.