Home / Líder
 
     
 
Sérgio Francês / Chico
Líder - Deputado Tadeu Alencar

Tadeu Alencar

Francisco Tadeu Barbosa de Alencar nasceu em Juazeiro do Norte (CE), no dia oito de abril de 1963. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Tributário pela mesma instituição, em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF). Cumpre, atualmente, o seu segundo mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados, onde é líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde cinco de junho de 2018 e membro titular das seguintes comissões: Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Comissão de Cultura e Comissão Especial destinada a analisar proposições que tratem da concessão de subsídios tributários e creditícios. É articulista mensal do Jornal do Commercio.

Trabalhou no Banco do Brasil entre os anos de 1982 e 1991, período em que participou ativamente do movimento sindical como delegado do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Em seguida, tornou-se auditor do Tribunal de Contas do Estado (1991-1993), onde presidiu a Associação dos Servidores do órgão. Em 1993, aprovado em concurso público de provas e títulos, Tadeu Alencar tornou-se procurador da Fazenda Nacional, ocupando a Chefia do órgão como procurador Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região, com atuação no TRF-5, em novembro de 2000. Atuou, ainda, como procurador-geral adjunto da Fazenda Nacional entre março de 2003 e maio 2006, em Brasília, durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Representou o Ministério da Fazenda no Conselho de Administração da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA); integrou os conselhos fiscais do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Com a eleição de Eduardo Campos para o primeiro mandato no Governo de Pernambuco, Tadeu Alencar assumiu o cargo de procurador-geral do Estado (2007-2010). Na Procuradoria Geral do Estado promoveu uma ampla reestruturação, dando ênfase à posse de novos procuradores, reformas físicas, reaparelhamento das áreas de tecnologia da informação, logística, além de investimentos acadêmicos. Imprimiu, como uma das marcas de sua gestão, a recuperação de créditos da dívida ativa – que permitiu o retorno aos cofres estaduais de R$ 349 milhões no período de quatro anos.  Ocupou, de 2007 a março de 2014, a vice-presidência do Conselho de Administração da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

No segundo governo de Eduardo Campos (2008-2013), Tadeu Alencar assumiu o cargo de secretário da Casa Civil e, nessa condição, assumiu também o de chanceler da Ordem do Mérito Guararapes, a mais alta comenda conferida pelo Estado, outorgada em comemoração à Data Magna de Pernambuco (seis de março, dia da Revolução Pernambucana em 1817). Em 2012, foi eleito vice-presidente do PSB em Pernambuco, função partidária para a qual foi reconduzido em agosto de 2017. Foi também membro fundador e vice-presidente do Conselho de Relações Internacionais do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários, além de delegado do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional.

Poeta e escritor, Tadeu Alencar foi convidado, em setembro de 2011, a assumir a cadeira que tem como patrono o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, no Instituto Cultural do Cariri, no município do Crato (CE). Em outubro daquele mesmo ano, tornou-se sócio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), que guarda um dos mais antigos museus do Brasil, sendo considerado o “guardião da memória de Pernambuco”.

Em 2014 conquistou, pelo PSB, seu primeiro mandato eletivo como deputado federal, obtendo 102.669 votos. Na Câmara dos Deputados, foi indicado pelo partido para integrar a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, a mais importante comissão permanente da Casa. Também foi indicado como titular da Comissão de Cultura e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Integrou a Comissão Especial de Reforma Política, da qual foi vice-presidente. Também compôs a Comissão Especial que analisou a PEC da redução da maioridade penal (todas na legislatura 2015/2019). Desde 2016, Tadeu Alencar integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), entidade apartidária de atuação nacional que prega a renovação na política, o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia, por meio do maior ativismo social, o chamado empreendedorismo cívico. Ele também é um dos articuladores da criação de um comitê da entidade em Pernambuco. 

Também por quatro anos consecutivos (2015/2019) foi incluído pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos “cabeças do Congresso Nacional”, lista com os 100 parlamentares mais influentes do Parlamento.

Em reconhecimento aos serviços prestados à administração pública, Tadeu Alencar foi homenageado por importantes instituições estaduais e do Brasil. Recebeu o prêmio “Congresso em Foco” (2018) como destaque em defesa da advocacia pública e foi agraciado, ao longo da sua vida pública, com os seguintes títulos e comendas: Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (agosto de 2008); Título de Cidadão do Recife, pela Câmara de Vereadores (junho de 2004); título de Cidadão de Pernambuco, pela Assembleia Legislativa (dezembro de 2008); Medalha Nilo Coelho, do Tribunal de Contas de Pernambuco (novembro de 2010); Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, do Tribunal Regional Eleitoral (março de 2011); Medalha Conselheiro João Alfredo, do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região; Medalha de Personalidade da Neolatinidade (junho de 2011); Medalha Conde da Boa Vista, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (janeiro de 2012); Medalha Mérito Legislativo, da Câmara dos Deputados (novembro de 2012); Medalha do Mérito José Mariano (2013), da Câmara Municipal do Recife;  com a Comenda da Ordem do Mérito Guararapes, esta outorgada pelo governador Eduardo Campos, em 2010, além de Comendas da Secretaria de Defesa Social, Corpo de Bombeiro Militar e da Polícia Civil do Estado de Pernambuco. Recebeu, ainda, os títulos de cidadania dos municípios pernambucanos Exu (2017), Palmeirina (2012), Vicência (2016), São Lourenço da Mata (2015) e do Crato (2016), este último município localizado no Ceará, Estado de origem do parlamentar.


 
13/05/2019 - Rádio Câmara
Comissão de Meio Ambiente realiza 1º Seminário Aberto sobre Clima, Floresta e Agricultura (17'19")
10/05/2019 - Rádio Câmara
Alto número de suicídio de crianças e adolescentes chama atenção de Rodrigo Coelho (2'53")
29/04/2019 - CBN Recife
Reforma da Previdência - Entrevista com o Dep. Tadeu Alencar (PE) para a rádio CBN Recife (4'48")
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.