Home / Agência PSB / Notícia
  Busca    
 
 
29/05/2012
Tamanho
 

Para Keiko Ota, descriminalizar o uso de drogas pode aumentar o vício

Foto: Agência Câmara   
Deputada defende apoio para acabar com o vício.
 

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência, deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), disse ver com ressalvas a discriminalização do plantio, compra e porte de qualquer tipo de droga para uso próprio. A proposta foi aprovada nesta segunda-feira (29) pela Comissão de Juristas que prepara o anteprojeto do novo Código Penal. O projeto não é definitivo, precisa ser analisado na Câmara e no Senado.

 
Pelo texto, quem for flagrado com quantidades pequenas, que sirvam para consumo próprio por até cinco dias, não pode mais ser preso. A venda de substâncias entorpecentes, no entanto, continua sendo considerada crime. A pena prevista pelos juristas é de cinco a dez anos de reclusão, e não mais até 15 anos como previsto atualmente.
 
“Ao descriminalizar o uso dessa forma, a tendência é que aumentar o consumo de drogas. Pior, poderemos até criar mecanismos que levem o usuário a se tornar, posteriormente, um traficante. Precisamos apenas diferenciar a pessoa que consome, daqueles que cometem a atrocidade de explorar o vício alheio”, adverte a deputada. 
 
Keiko Ota foi convidada a participar das reuniões da Comissão de Juristas. Nesses encontros, a deputada apresenta sugestões de mudanças na legislação encaminhadas por entidades, ONGs, movimentos sociais e por famílias de vítimas de violência. Para a parlamentar, a melhor maneira de enfrentar o consumo de drogas é ajudando os dependentes químicos a largar o vício.
 
A defensora pública Juliana Garcia Belloque relatou o tema na Comissão. Segundo ela, desde que entrou em vigor a atual Lei de Drogas (Lei 11.343, de 2006), os juízes passaram a enquadrar como traficantes pessoas que na realidade eram usuários. Fato que gerou aumento de 30% de traficantes na população carcerária, diante de um incremento de 110% de usuários.
 

Com informações da assessoria da deputada Keiko Ot
 
Mais notícias sobre Saúde
12/08/2014 - Santas Casas poderão fazer parte do Mais Médicos
15/07/2014 - CCJ retoma discussão sobre liberação de inibidores de apetite
01/07/2014 - Alexandre Roso debate a obesidade em programa da TV Câmara
18/06/2014 - Inaugurada Ala Pietro Albuquerque, maior unidade de transplante de medula no Centro-Oeste
10/06/2014 - Projeto de Valadares Filho propõe limites para níveis de açúcar nos alimentos
 
     
 

Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br

 
® 2011 Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.