16/03/2017
Tamanho
 

Ninho sugere estabelecimento de política em defesa da saúde dos animais domésticos

Chico Ferreira   
 

A adoção de política pública em defesa dos animais domésticos foi sugerida ao Ministério da Saúde pelo deputado federal Severino Ninho (PSB-PE), por intermédio da Indicação nº 3.160/2017, protocolada pelo deputado e enviada ao Poder Executivo.

A ideia do socialista é que o Ministério da Saúde estabeleça uma política pública em defesa da saúde dos animais domésticos, assegurando o atendimento gratuito aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal. “Alguns municípios como São Paulo, Rio de Janeiro e Arapoti, no Paraná, criaram, recentemente, unidades públicas de saúde para o atendimento de cães e gatos”, destaca.

Segundo o parlamentar, análise sobre as demandas dos municípios que fizeram essa opção mostra a junção da necessidade de que sejam facilitadas as esterilizações dos animais, tendo em vista melhor controle populacional, principalmente de animais de rua com a necessidade de atendimento de demanda por melhor atenção aos animais. “As características dessas demandas, sabemos, variam, dependendo da situação sanitária do município e do grau de envolvimento de suas populações com a questão da proteção animal”, completa.

Ficará a cargo dos municípios avaliar a necessidade de criação das unidades públicas, enquanto outros poderão recorrer a alternativas, como as já utilizadas em muitas cidades, de promover o atendimento público por meio de escolas de veterinária e zootecnia. “O que temos em mente é que o Ministério promova ação coordenada, estimulando os municípios a adotarem essas iniciativas, garantindo que o atendimento feito a animais de famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo será pago com recursos federais”, finaliza Ninho.

Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.