18/03/2017
Tamanho
 

Deputado Júlio Delgado recolhe assinaturas para criação da CPI da Carne Fraca

Sérgio Francês   
 

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) iniciou nesta sexta-feira (17) a coleta de assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Deputados destinada a investigar o escândalo de fraudes e adulteração de carne comercializada no Brasil e no exterior. De acordo com a Polícia Federal, o esquema tinha a participação de 32 empresas. A operação, que envolveu mais de mil agentes da PF, tinha 309 mandados judiciais, sendo 194 de busca e apreensão, 77 de condução coercitiva, 11 de prisão temporária e 27 de prisão preventiva. Dos 38 com prisão decretada, 21 seriam agentes públicos.

“É um escândalo com três níveis de gravidade. O primordial é o consumo pelas famílias brasileiras de carne adulterada e com componentes possivelmente cancerígenos. Em segundo plano, mas igualmente grave, o envolvimento de agentes públicos. Também alarmante é a destinação política do esquema e os reflexos na economia, já que somos exportadores de carne”, argumentou o deputado Júlio Delgado.

O requerimento exige um apoio mínimo de 171 deputados e, quando instaurada, será a primeira CPI da gestão do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). O deputado passou a sexta feira em contatos telefônicos para buscar o apoio dos colegas. Júlio avalia que a magnitude do problema exige uma rigorosa apuração e enxerga nessa CPI uma oportunidade para que a Câmara volte a se aproximar da sociedade.

“No momento em que a classe política está tão mal avaliada, essa é uma oportunidade para que os deputados demonstrem sua real preocupação com uma questão que afeta a população como um todo, afinal, a carne é um alimento muito importante para os brasileiros”, afirmou o deputado.

Assessoria de Imprensa do Dep Júlio Delgado
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.