17/05/2017
Tamanho
 

Comissão aprova Projeto que institui o Dia Nacional do Ciclista

Google Imagens   
O dia 19 de agosto passou a ter grande apelo popular nacional
 

Instituir o Dia Nacional do Ciclista, que deve ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto. Esse é o Projeto de Lei nº 5988/16, aprovado nesta quarta-feira (17), na Comissão de Cultura. Os deputados socialistas Luiz Lauro Filho (SP) e JHC são coautores da proposta. O objetivo da matéria é aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito, além de promover o uso da bicicleta, a cidadania, e a mobilidade sustentável e plural.
 
A escolha do dia 19 de agosto se justifica pelo fato de que, nesta data, no ano de 2006, o ciclista Pedro Davison, de 25 anos, foi morto e o crime punido como homicídio com dolo eventual. Os autores explicam que a formalização dessa data é fundamental para lembrar a todos da importância do convívio harmônico entre condutores de veículos motorizados, ciclistas e pedestres. 
 
O dia 19 de agosto passou a ter grande apelo popular nacional como uma data a ser celebrada por todos os ciclistas do país. Deputados federais, prefeituras e governos, Ministérios Públicos estaduais, empresas, estrelas de televisão e esportistas brasileiros demonstram solidariedade para com todos os ciclistas. 
 
A instituição do Dia Nacional do Ciclista encontra força na Constituição Federal ao determinar que a lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais. 
 
Os autores do Projeto dizem que, infelizmente, nada poderá trazer de volta o jovem Pedro Davison e todas as vítimas da violência no trânsito. Mas a instituição desta data nacional será um estandarte para mostrar que a consciência cidadã e a justiça são a melhor arma contra os crimes de trânsito, além de contribuir para a divulgação e democratização do uso da bicicleta em nosso país.

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Cultura
17/05/2017 - Comissão aprova Projeto que institui o Dia Nacional do Ciclista
03/05/2017 - Comissão aprova inscrição do nome de Dom Hélder Câmara no Livro dos Heróis da Pátria
15/03/2017 - João Coutinho debate propostas e pede rapidez na regulamentação da vaquejada
14/12/2016 - Comissão aprova PL que inscreve Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria
18/02/2016 - José Stédile prestigia pré-estreia de documentário Leitores Sem Fim
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.