13/07/2017
Tamanho
 

Ninho pede que ministro do Desenvolvimento Social crie serviço de atenção a adolescentes

Sérgio Francês   
Deputado espera diminuir violência entre jovens de 12 a 16 anos
 

O deputado federal Severino Ninho (PSB-PE) encaminhou pedido de Indicação ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para a criação de serviço de atenção e acompanhamento de adolescentes dos 12 aos 16 anos em situação de vulnerabilidade social. Em Plenário, nesta quarta-feira (12), Ninho lamentou o aumento da violência entre essa faixa etária, principalmente nas camadas mais pobres da população.

“O índice de assassinato de jovens, principalmente negros, pardos e aqueles com baixa escolaridade, é alarmante”, acrescentou o socialista. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre 1990 e 2014, a cada dia, 30 crianças e adolescentes foram assassinados. A taxa de homicídios entre adolescentes negros é quase quatro vezes maior do que aquela entre brancos, acrescentou Ninho.

Para o deputado, se os governos Federal, Estadual e Municipal, com a participação de escolas, sociedade e igreja se unirem, é possível diminuir consideravelmente a perda desses jovens para situações que levam à violência, com o tráfico de drogas. “Considero que adolescentes entre 12 e 16 anos demandam uma política de Estado efetiva e continuada, de modo a acompanhar o crescimento físico, intelectual e profissional desses jovens”, disse.

O serviço proposto pelo parlamentar fará parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizará um cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social, com a finalidade de oferecer atenção e acompanhamento das atividades dos adolescentes, inclusive no âmbito escolar. “O serviço terá o objetivo de assegurar condições dignas de sobrevivência e efetiva proteção social”, finalizou Ninho.

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.