13/09/2017
Tamanho
 

Presidente da Frente em Defesa da Chesf, Danilo Cabral participa de ato contra privatizações

Chico Ferreira   
O evento foi realizado pela Comissão de Legislação Participativa
 

“A privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a Chesf, representa a venda do patrimônio do povo brasileiro, o Rio São Francisco.” A afirmação foi feita pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), nesta quarta-feira (13), durante ato contra as privatizações anunciadas pelo Governo Federal.

O movimento realizado pela Comissão de Legislação Participativa contou com o apoio também da Frente em Defesa da Soberania Nacional, além de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Central Única de Trabalhadores (CUT). O auditório Nereu Ramos, na Câmara, estava lotado e diversas categorias gritavam não à privatização. A colocação de faixas e distribuição de adesivos marcou o lançamento da campanha Diga Não à Privatização do Rio São Francisco, de iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf. Os cartazes contaram com frases como “a força do Nordeste não se vende” e “a Chesf é do Brasil”. 

No final de agosto, o Governo anunciou pacote com 57 projetos para serem colocados à venda, ou concedidos ao setor privado. Fazem parte da lista a Eletrobrás e suas subsidiárias, como é o caso da Chesf, 14 aeroportos, 15 terminais rodoviários, entre outros.

Para Danilo Cabral, o encontro mostra a importância de unir todos os interessados em um grande debate em defesa da soberania nacional, inclusive com o engajamento da sociedade. “Temos que barrar o maior desmonte que se encontra em curso no Brasil com esse pacote de privatizações”, acrescentou.

O socialista complementou que a venda da Chesf resultará no sucateamento de uma política de desenvolvimento regional que já dura 70 anos. “Se não fosse a empresa pública, os moradores não teriam acesso à eletricidade. Mais de 12 milhões de nordestinos estão sendo atendidos hoje pelas obras da transposição do Rio São Francisco, não podemos virar as costas para a população mais carente do País”, finalizou. 

 

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.