06/12/2017
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Comissão de Educação aprova Projeto de Lei que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura

Sérgio Francês/Lid. PSB   
Rafael Motta
 

A Comissão de Educação aprovou, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei nº 1.321/11 que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL). A matéria é destinada à captação de recursos para garantir o atendimento aos propósitos da Política Nacional do Livro. O deputado federal Rafael Motta (PSB/RN), relator na Comissão, acredita que a iniciativa é essencial para transformar o Brasil em um País de leitores. "Passados mais de dez anos da implantação do Plano Nacional do Livro e Leitura, resultante da Política Nacional do Livro, a distância entre brasileiros e a leitura ainda é grande e persistente".

Segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil - realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, com dados de 2015 e amostra correspondente a 93% da população brasileira - somente 56% dos brasileiros informam ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses.

Outra pesquisa produzida pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro sobre hábitos culturais aponta que 70% dos brasileiros não leram um livro sequer em 2014. "Além disso, em pesquisa realizada agência britânica NOP World, em 2015, dentre os 30 países participantes, o Brasil está na 27ª colocação em relação a hábitos de leitura", ressaltou Motta.

O socialista destacou ainda que 67% da população não encontra incentivo e por isso não tem interesse na leitura. "As consequências de ter uma população que não lê é que o Brasil apresenta muita dificuldade de discutir questões um pouco mais complexas", explicou. Para o parlamentar, fica claro que formar leitores e aprimorar o ensino da leitura nas escolas é necessidade urgente para o sucesso de qualquer política pública que objetive promover o livro na sociedade.

O relator julga que ao instituir o Fundo Nacional Pró-Leitura, a proposta garantirá os recursos necessários para implantar os programas e ações que constituem a Política Nacional do Livro, inclusive aquelas voltadas para melhorar a formação de leitores. "Esta iniciativa será capaz de adicionar qualidade à educação brasileira, estabelecendo assim uma consistente política pública capaz de garantir o acesso ao livro e com ações continuadas de estímulo e formação de leitores".

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
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