19/12/2017
Tamanho
 

Aprovado projeto de socialistas que poderá reduzir o número de vítimas do trânsito

Sérgio Francês / Zeca Ribeiro   
Foletto e Beto são autores do PL que diminuiu mortes no trânsito
 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (19), Projeto de Lei (PL) 8272/2014 que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e acrescenta dispositivos ao Código de Trânsito Brasileiro, para dispor sobre regime de metas de redução de índice de mortos no trânsito por grupos de habitantes e de índice de mortos no trânsito por grupo de veículos.

O texto, apresentado originalmente em 2009 (PL 5525/2009), é de autoria do ex-deputado gaúcho pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Beto Albuquerque (FOTO). Posteriormente, em 2014, passou a tramitar como PL 8272/2014, com coautoria do também socialista Paulo Foletto (ES). Finalmente, após oito anos de tramitação, a proposta chegou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), onde foi relatada por Hugo Leal (PSB/RJ). Em seu parecer, o parlamentar destacou que “o Pnatrans é a oportunidade de o Brasil avaliar, por meio de metas e indicadores, se os planos e ações dos órgãos de trânsito em âmbito municipal, estadual e federal, estão atingindo o objetivo de redução efetiva das mortes no trânsito. Nesse contexto reforça a atuação legislativa deste Parlamento para garantir ao cidadão o direito constitucional à vida”.

Durante a votação, Hugo Leal afirmou que o Pnatrans irá revolucionar o problema da violência no trânsito no Brasil, pois serão fornecidas estatísticas unificadas que permitirão estabelecer as metas que cada município deverá cumprir para acabar com a tragédia que ceifa vidas diariamente em todo o País.

Diante da aprovação do PL, Beto Albuquerque declarou se sentir muito feliz em ver este projeto aprovado como matéria em plenário no final do ano legislativo. “Finalmente o Brasil terá uma lei com metas que cumpre a orientação da ONU sobre a década de Redução de Mortes no Trânsito. Busquei inspiração na França e Espanha que reduziram em mais de 60% as mortes no trânsito com política constante de abordagens aos condutores nas ruas, avenidas e rodovias em todos os municípios, estados e no plano federal”, explicou.

Beto declarou, ainda, que como ex-parlamentar se realiza “pessoalmente com esta aprovação de hoje. Fiz uma lei que quer salvar vidas no Trânsito!”. 

Gustavo Sousa
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.