13/03/2018
Tamanho
 

Luciano Ducci questiona inclusão de médicos venezuelanos no programa Mais Médicos

Chico Ferreira   
 

As recentes notícias veiculadas pela imprensa de que médicos venezuelanos serão incluídos no programa Mais Médicos foram objeto de questionamento do deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). O parlamentar encaminhou ao Ministério da Justiça, o Requerimento de Informação nº 3.414/2018, no qual interpela o órgão a respeito de como se dará tal procedimento.

É de pleno conhecimento que Roraima passa por uma crise humanitária de grandes proporções, com a chegada de mais de 40 mil cidadãos venezuelanos, que buscam escapar dos graves problemas em seu País. Várias dessas pessoas passam por dificuldades e demandam serviços nos municípios onde estão.

De acordo com o deputado, o Mais Médicos tem sido uma iniciativa válida para a contratação de brasileiros com diplomas médicos emitidos no exterior, e estes serão preteridos se houver preferência por médicos venezuelanos.

“Já a revalidação de diplomas médicos, pelo programa Revalida, já está estabelecida e organizada no País, com procedimentos de testes objetivos, discursivos e práticos. Seria uma injustiça a revalidação de diplomas de médicos venezuelanos, em detrimento dos candidatos formados em outros países, muitos deles brasileiros”, completa o parlamentar.

Ainda segundo Ducci, o Governo criou recentemente o Comitê Federal de Assistência Emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária. Para o parlamentar a iniciativa é bastante válida, pois não se pode fechar os olhos para as dificuldades de cidadãos de países vizinhos, porém o aproveitamento de médicos venezuelanos necessita de maior esclarecimento.

Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.