16/05/2018
Tamanho
 

Danilo Cabral prestigia lançamento da coletânea 2017 do Ciclo Educação em Debate

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Danilo Cabral (D) elogiou atuação do ministro Rossieli Soares (E)
 

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Danilo Cabral (PSB-PE) participou, nesta quarta-feira (16), de café da manhã com a Frente Parlamentar da Educação. O evento serviu para debater as prioridades de ação do grupo e lançar a coletânea de 2017 do Ciclo Educação em Debate, circuito de palestras promovidas pela frente e pela Comissão. A reunião contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva e demais parlamentares.

As frentes parlamentares têm papel importante nesta Casa e funcionam como instrumento de diálogo e mobilização da sociedade. Na avaliação do socialista, a Frente Parlamentar da Educação tem vida, uma vez que o colegiado tem grande capacidade de articulação para garantir qualidade na educação pública. "O que a sociedade espera de todos nós é que a gente rompa esse cabo de guerra e construa pontes, e não muros. Esses espaços institucionais servem para debates produtivos com o ministro Rossieli, por exemplo".

Danilo Cabral elogiou a atuação do ministro em diversas audiências públicas realizadas nos últimos meses. "A conduta do ministro mostrou que ele está absolutamente disposto a construir esse ambiente de diálogo, ao responder todas as perguntas e se comprometer com o avanço das pautas que interessam à educação de qualidade", completa.

Apesar do ano curto para realização de audiências – em virtude do pleito eleitoral – o parlamentar destaca que há uma proposta construída coletivamente para promover a Semana da Educação e todas as pautas relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE). "Este é o principal instrumento concedido em nosso debate. Vamos empoderar o PNE em seminário que será realizado no dia 20 de junho, juntamente com esta frente parlamentar e a presença das demais autoridades."

O objetivo maior desse evento, segundo Cabral, é promover uma "carta-compromisso" para ser entregue a todos os candidatos à presidência da República em outubro. "Quem quer que vá assumir o destino da nação brasileira a partir de 2019, deverá ser perseverante nesse caminho cheio de desafios para buscar uma educação de excelência", encerra.

Requerimentos aprovados – Também na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Educação aprovou, em reunião ordinária, requerimentos de autoria de Danilo Cabral. Foram três ao todo: REQ n° 444/18, REQ nº 447/18 e REQ nº 453/18. O primeiro pede audiência para debater temas relacionados ao PNE.

O segundo, requer audiência conjunta com a Comissão Externa do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), para debater apuração, liberação e aplicação dos recursos referentes às parcelas calculadas de forma equivocada em relação aos recursos do Fundeb.

O último solicita realização de seminário para debater o futuro das relações de trabalho e as políticas públicas de educação, visando à proteção do trabalhador face à automação da indústria nacional. O evento seria conjunto com as comissões de Trabalho e Ciência e Tecnologia.

Rhafael Padilha
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.