29/05/2018
Tamanho
 

Projeto de Felipe Carreras busca redução do desperdício de alimentos

   
 

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) protocolou o Projeto de Lei nº 10.260/2018, que trata de assunto de extrema relevância para o País e o mundo: o desperdício alimentar. “Chegou a hora de o parlamento brasileiro legislar sobre este importante tema”, destaca.

O objetivo da proposta é envolver indústria e comércio de alimentos em políticas de combate ao desperdício de alimentos. “Além de diversas entidades assistenciais, nosso País já possui boas estruturas governamentais como os Bancos de Alimentos e o Mesa Brasil SESC para realizar a captação de alimentos contra a fome e o desperdício”, argumenta o socialista.

Segundo o deputado, estes bancos de alimentos contribuem para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em perspectiva de inclusão social. Eles realizam a distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

A proposta ainda prevê a instituição da Semana Nacional de Combate ao desperdício alimentar, a ser celebrada, anualmente, na semana que compreender o dia dezesseis de outubro, Dia Mundial da Alimentação. “Nesse período, deverão ser desenvolvidas, em todo território nacional, palestras, debates, seminários, entre outros eventos e atividades, com vistas a esclarecer a população sobre a importância do combate ao desperdício de alimentos para a sociedade brasileira e para a humanidade em geral”, explica.

Para o parlamentar, é fundamental contribuir com a diminuição do desperdício, buscando onde sobra para entregar onde falta. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário. “Esta dinâmica reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos”, conclui.  

Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.