05/06/2018
Tamanho
 

Proposta quer incluir gastos médicos veterinários entre aqueles dedutíveis no IRPF

   
 

Com o objetivo de permitir a dedução na base de cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) das despesas médicas com veterinários, cirurgias e internações realizadas em animais domésticos, o deputado federal Jefferson Campos (PSB-SP) apresentou o Projeto de Lei nº 10.289/2018. “Para isso, será necessário comprovar a despesa por meio de nota fiscal em nome do declarante do imposto”, explica.

Segundo o parlamentar, o projeto atende interesse relevante de parte da sociedade, tendo em vista que mais da metade da população convive em casa com um cachorro gato, conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE. “Os donos desses animais, além dessas despesas com veterinários e procedimentos necessários para o bem-estar animal, possuem gastos com alimentação e higiene”, argumenta.

O parlamentar ainda destaca que além de companhia a homens, mulheres e crianças, as vezes os animais domésticos cumprem função de dar segurança as residências, pois alertam quanto a presença de intrusos. “Assim, é louvável que iniciativas que facilitem o cuidado com os bichos domésticos sejam incorporadas nas políticas públicas”, finaliza. 

Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.