11/07/2018
Tamanho
 

Socialistas defendem trabalhadores em votação de privatização de distribuidoras de energia

Chico Ferreira   
Tadeu Alencar critica Projeto de autoria do Poder Executivo
 

A Câmara votou, nesta terça-feira (10), os destaques ao Projeto de Lei 10332/18, do Poder Executivo, que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras. Agora a proposta será enviada ao Senado para análise. 
 
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) se posicionou contrário em todo o processo de debate quanto à privatização da Eletrobras. De acordo com o líder da bancada, deputado Tadeu Alencar (PE), um governo que padece de autoridade política para conduzir reformas profundas não poderia colocar uma pauta que, claramente, ofende a consciência crítica do país, principalmente em questões estratégicas como a do setor elétrico. 
 
Para Tadeu, onde há uma crise de representação da democracia, é muito importante que questões como essa possam ser objeto de manifestação da população brasileira. Neste sentido, o PSB apresentou destaque para que tenha, nos processos de privatização das empresas integrantes da Eletrobras, suas subsidiárias e controladas, um referendo submetido ao povo brasileiro para que autorize tal medida. “O PSB entende que daria uma legitimidade plena à manifestação do povo brasileiro através de um referendo que pudesse ser precedido de um debate amplo”, disse.
 
Diante das manifestações da bancada do governo, que defendia medidas de natureza econômica para recuperar o emprego no país, o deputado Bebeto (PSB-BA) pediu que os governistas apoiassem uma emenda que garante aos trabalhadores, em caso de transferência do controle acionário da Eletrobras ou de suas subsidiárias, a manutenção dos postos de trabalho.  “Esta é uma rara oportunidade que a bancada do governo deve demonstrar o seu apresso ao emprego, aos trabalhadores”, ironizou. 

Moreno Nobre
 
Mais notícias sobre Energia
11/07/2018 - Socialistas defendem trabalhadores em votação de privatização de distribuidoras de energia
08/05/2018 - Danilo Cabral defende debates fiscais mais detalhados sobre a privatização da Eletrobras
03/05/2018 - 'Privatização da Eletrobras não é solução', defende deputado Alessandro Molon
06/12/2017 - PEC garante compensação financeira por recursos vindos da exploração de energia eólica
29/11/2017 - Danilo Cabral aponta que privatizar a Eletrobras é abrir mão da soberania nacional
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.