11/07/2018
Tamanho
 

Aprovado parecer de socialista à proposta que incentiva uso de bicicleta

Google Imagens   
 

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou, nesta quarta-feira (11), parecer do deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR) favorável à proposta que torna obrigatória a instalação de bicicletários junto a instituições de ensino e locais públicos de grande circulação (PL nº 7.909/10). O Projeto de Lei nº 2.220/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PA), tramita apensado à matéria. A proposta do socialista prevê percentual mínimo de espaço em estacionamentos para veículos não motorizados.

Em seu relatório, Meyer destaca a busca por soluções para o problema da mobilidade urbana. “Esse é um dos grandes desafios enfrentados pela civilização moderna e a mobilidade por propulsão humana, em especial o uso da bicicleta, vem sendo adotada com êxito por diversas cidades como uma solução para o problema.”

Ainda segundo o socialista, existe no Brasil dificuldades de alinhamento entre a política pública de mobilidade urbana às demais políticas. “Acredito que os projetos apresentados contribuem significativamente para equilibrar os incentivos ao uso do transporte não motorizado. A disponibilização de locais adequados para que os ciclistas deixem suas bicicletas e a infraestrutura de apoio são essenciais para que o cidadão possa optar por esse meio de transporte com maior frequência”, avaliou. 

Para Leopoldo Meyer, o poder público deve fomentar a democratização das vias e do espaço público aliada à percepção do impacto de cada escolha no âmbito coletivo. “Essa iniciativa terá impacto positivo nas condições para uso das bicicletas nas cidades o que, por consequência, trará benefícios para a saúde dos que as adotam, para o meio ambiente e para o trânsito.”

Tramitação – O projeto segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação.

 

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.