12/07/2018
Tamanho
 

Deputada Janete faz projeto para criar pensão especial às vítimas de escalpelamento

Divulgação   
 

As pessoas vítimas de acidente ribeirinho com escalpelamento poderão receber pensão mensal vitalícia. É o que prevê o projeto de Lei 10.547/2018, da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), apresentado na Câmara nesta semana.

“A maioria fica impossibilitada de trabalhar e estudar, em vulnerabilidade econômica. Reduzimos os acidentes em 75% com a Lei de Prevenção, mas é preciso cuidar das pessoas que já se acidentaram. No Amapá, elas recebiam o Renda. Foram tiradas. Como em outros lugares, não têm nada, estão esquecidas pelo poder público”, afirma Janete. A proposta também prevê que o SUS implante ações específicas para o cuidado a essas pessoas.

O projeto determina que o INSS pague às vítimas do acidente uma pensão de um salário mínimo mensal, sem prejuízo a outros benefícios previdenciários que a pessoa possa receber, já que se trata de uma pensão especial, de caráter indenizatório.

O acidente com escalpelamento é causado quando o cabelo enrosca no volante ou eixo dos motores estacionários adaptados à navegação ribeirinha na Amazônia, arrancando violentamente o couro cabeludo, da testa, da nuca e até as pálpebras. As sequelas são para toda a vida. A Lei de Prevenção ao Escalpelamento, também chamado Lei Janete, completou nove anos no dia 6 passado.

O projeto da pensão especial precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado pelo Presidente da República para virar Lei. Acesse, acompanhe e vote: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2181358.

Assessoria de Imprensa - Gabinete do Dep. Janete Capiberibe
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.