09/08/2018
Tamanho
 

Rafael Motta presta homenagem a Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Rafael Motta defende as temáticas da educação do País
 

Nesta quinta-feira (9), o deputado federal Rafael Motta (PSB-RN) prestou homenagem, em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN que completou 60 anos. “Como aluno a UFRN me engradeceu muito e me fez chegar hoje onde eu cheguei”, disse.

Fundada em 25 de junho de 1958, a UFRN atende atualmente cerca de 40 mil estudantes. O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o reconhecimento da educação como um direito fundamental não é recente e o valor estratégico das universidades para o desenvolvimento tornou-se ainda mais evidente nas sociedades da informação.

“Universidades não são apenas um local de ensino de 3º grau, mas também centro geradores de inovações teóricos e tecnologias fundamentais para a competitividade econômica e também para a sobrevivência e aperfeiçoamento das sociedades”, concluiu Maia.

Membro da Comissão de Educação, Motta diz defender os interesses e a temática da educação do País há quatro anos e por isso não poderia deixar de prestar essa homenagem. “As histórias individuais dos nossos colegas alunos representam o que é estudar na UFRN, alunos que tinham que trabalhar, que vinham do interior para poder se manter na capital e ter um ensino de qualidade. Essa Universidade transformou a vida de pessoas assim como transformou a minha vida”.

O potiguar ainda destacou as dificuldades que as universidades públicas passam e como a UFRN não tem medido esforços para garantir bom nível de capacitação de professores e funcionários, além de manter infraestrutura e oferecer ferramentas para seus alunos.  “Agradeço a professora Ângela Maria que tenta sempre sensibilizar a bancada federal no que diz respeito a aporte financeiro para as instituições federais de todo nosso Brasil”, encerrou.

A reitora Ângela Maria Cruz agradeceu o apoio das bancadas federais que fizeram parte desses 60 anos e contribuíram para o crescimento da instituição. “Desempenhamos para o estado um papel tão importante e contribuímos para que o Brasil seja hoje o 13º no mundo em produção cientifica. Uma universidade que já ultrapassou o estágio que oferta ensino superior para se tornar de fato indutora do progresso no estado. Brasília e suas instituições parlamentares e executivas encontram-se ligadas a UFRN nesses anos de história”, discursou.

Sobre a UFRN –

A Universidade hoje oferece 110 cursos de graduação, 90 de especialização, 80 de mestrados e 40 de doutorados. São cerca de 2.300 professores e 3 mil servidores técnicos administrativos.

 

Mariana Fernandes
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.