27/09/2018
Tamanho
 

Socialistas estão entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Chico Ferreira   
Tadeu Alencar, Delgado e Molon integram lista do Diap
 

Parlamentares do PSB estão, mais uma vez, presentes na reconhecida e anualmente esperada lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Tadeu Alencar (PE), líder da Legenda na Câmara, Alessandro Molon (RJ) e Júlio Delgado (MG) são os deputados socialistas destacados nesta 25º edição. Os senadores Antônio Carlos Valadares (SE) e João Capiberibe (AP) também integram a publicação.

Os chamados "Cabeças" do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, se destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

De acordo com o Diap, o líder Tadeu Alencar figura na lista por sua capacidade de formular propostas. Significa que o socialista se destaca por sua respeitabilidade, credibilidade e prudência. Tadeu tem, conforme definição da pesquisa, trânsito fácil entre as diversas correntes e segmentos representados no Congresso e visão abrangente dos problemas do País, cuja opinião sobre o assunto influencia fortemente a decisão dos demais parlamentares.

Já o deputado Alessandro Molon está na lista por sua capacidade de debater propostas. Ainda segundo o Departamento, debatedores são parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. Júlio Delgado se destaca como articulador, que são aqueles com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. 

Seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade dinâmica e, principalmente, facilidade para conceber ideias, deputados e senadores do PSB vêm se mostrando capazes de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo, seja de forma isolada ou em conjunto com outras forças. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no intervalo de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2018.

 

Liderança do PSB
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.