Partido Socialista Brasileiro aumenta bancada na Câmara dos Deputados
Divulgação |
 |
|
|
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu 32 deputados federais, que terão seu mandato na 56ª Legislatura (2019-2023). Deste total, 14 foram reeleitos. Atualmente, a Legenda conta com 26 deputados.
Pernambuco foi o Estado que mais elegeu deputados socialistas, com cinco representantes. O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar, foi reeleito juntamente com Felipe Carreras, Gonzaga Patriota e Danilo Cabral. O jovem João Campos foi o deputado mais bem votado do Estado em sua primeira eleição para a Câmara. O socialista, com apenas 24 anos, já chega à Casa com bons exemplos a serem seguidos, de seu pai, ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB, Eduardo Campos, e de seu bisavô, Miguel Arraes.
Em segundo lugar no número de deputados eleitos pelo PSB, o estado de São Paulo reelegeu Jefferson Campos e elegeu os novos deputados Rodrigo Agostinho, professor Luiz Flávio Gomes e a deputada Rosana Valle. No Espírito Santo, Paulo Foletto foi reeleito e Felipe Rigoni, pela primeira vez na Câmara, foi o segundo mais bem votado do Estado.
No Amapá, Camilo Capiberibe foi o mais bem votado e, em Alagoas, JHC foi reeleito também com a maior votação do Estado. O Paraná reelegeu os socialistas Luciano Ducci e Aliel Machado, o Piauí reelegeu Átila Lira e o Rio de Janeiro reelegeu Alessandro Molon. Minas Gerais reelegeu Júlio Delgado e inovou com Emidinho Madeira e Vilson, da FetaeMG.
Na Bahia, a antes senadora Lídice da Mata, agora volta a integrar a bancada socialista na Câmara, além de Marcelo Nilo. No Ceará foi eleito Denis Bezerra, no Maranhão, Bira do Pindaré. No Pará, Cássio Andrade e, na Paraíba, o mais bem votado do Estado, Gervasio Maia.
Em Rondônia, voltará a bancada socialista, após ter sido prefeito de Porto Velho, dr. Mauro Nazif. No Rio Grande do Norte, Rafael Motta foi reeleito e no Rio Grande do Sul o socialista Heitor Schuch, além da novata Liziane Bayer. Novatos também na bancada socialista da Câmara, Rodrigo Coelho, de Santa Catarina, e Elias Vaz, do Goiás.
No pleito eleitoral a população escolheu nas urnas também senadores, deputados estaduais e distritais, governadores e presidente da República. A disputa para presidência será decidida em segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Hadaad (PT). No Senado, o PSB elegeu a Leila do Voley, do Distrito Federal, e Veneziano, da Paraíba. No Congresso, o PSB continuará a luta em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política.