05/12/2018
Tamanho
 

Política Nacional de Redução de Agrotóxicos é aprovada e segue para o Plenário

Divulgação   
 

A Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PL nº 6.670/16) foi aprovada, nesta terça-feira (4), na Comissão Especial destinada a analisar a proposta. Presidente do colegiado, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou que a proposta é uma alternativa ecológica e sustentável de produção.

O PL tem o objetivo de implementar ações que contribuam para a redução do uso de agrotóxicos na produção agrícola, pecuária, extrativista e nas práticas de manejo dos recursos naturais, com a ampliação da oferta de insumos de origens biológicas e naturais. Segundo Molon, a população deve pressionar para que o PL seja votado o quanto antes no Plenário da Câmara.

“A ciência nos mostra que os pesticidas são uma das principais causas de câncer no mundo e especialmente no Brasil. A proposta contribuirá para proteger a saúde e a vida de todos ”, disse o socialista. O projeto de lei é de autoria da Comissão de Legislação Participativa, por iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) também defendeu a proposta para reduzir o uso e o consumo dos venenos. “Sou uma defensora e consumidora de produtos orgânicos. Sou favorável à produção de alimentos mais saudáveis e que a produção de alimentos não seja vista só como um negócio. É uma questão de saúde. Por isso, esta Casa tem a responsabilidade enorme de colocar um freio no uso abusivo e nocivo dos venenos”, afirmou.

Para a diminuição do uso dos agrotóxicos, o PL sugere também ampliar e fortalecer o desenvolvimento, a produção, a comercialização e o uso de produtos fitossanitários, principalmente os apropriados para o uso na produção orgânica. “Com a responsabilidade de não parar a produção de alimentos, a proposta sugere redução progressiva, até que no futuro se desenvolvam novas biotecnologias. Os agrotóxicos são venenos para matar pragas, mas que estão matando pessoas. Temos que comemorar a aprovação desse PL que prevê menos veneno na comida de todos os brasileiros”, acrescentou Molon.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.