06/02/2019
Tamanho
 

Júlio Delgado assume relatoria da Comissão Externa que investigará Brumadinho

Chico Ferreira/Lid. PSB   
Vilson da Fetaemg integra a comitiva que viaja até Brumadinho-MG
 

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) assumiu, nesta quarta-feira (6), a relatoria da Comissão Externa destinada a acompanhar e fiscalizar as barragens existentes no Brasil, em especial, as investigações relacionadas ao rompimento em Brumadinho (MG). Na sexta-feira (8), os membros da Comissão estarão no local para uma visita técnica.

O relator informou aos membros da comissão externa que já havia solicitado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a criação de uma comissão especial para fiscalizar, além das barragens, o código de mineração e a distribuição dos royalties de minérios, além de ter a atribuição de compilar todos os projetos voltados para o tema. Delgado sugeriu que as duas comissões trabalhem em conjunto.

O deputado mineiro Vilson da Fetaemg (PSB) integrará a comitiva de parlamentares que vai à Brumadinho (MG), na próxima sexta-feira. Representante dos agricultores familiares, o socialista cobrou, durante a reunião, que a mineradora Vale se responsabilize pelo prejuízo dos agricultores que contraíram recursos por meio do Pronaf. "Se o produtor perdeu tudo, como vai pagar sua dívida com o banco? Precisamos fazer com que a Vale pague esse prejuízo."

Tragédia – No dia 25 de janeiro, o rompimento da barragem da mineradora Vale, na mina do Córrego do Feijão, despejou cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que se alastraram em direção à cidade deixando um cenário de completa destruição. Até o momento, no 13º dia de buscas pelas vítimas, a tragédia resultou em 150 mortos e 182 pessoas são consideradas desaparecidas.

Tatyana Vendramini
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.