14/03/2019
Tamanho
 

Lídice da Mata preside Comissão de Defesa do Idoso e tem Denis Bezerra como vice-presidente

Sérgio Francês   
 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) é a nova presidente da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados. O colegiado, instalado nesta quinta-feira (14), terá como 1º vice-presidente o deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE). Os dois foram eleitos por unanimidade. No próximo dia 20 a comissão decidirá as outras vice-presidências.

Com 63 anos e vasta experiência na política, Lídice agradeceu a confiança do colegiado e falou da importância desse setor. A socialista disse que um dos grandes desafios será a questão da saúde desta categoria. "Muitos idosos trabalham apenas para conseguir pagar o preço dos planos de saúde que cobram cada vez mais caro dessa parcela da população", lamentou.

A deputada reforçou que a curva demográfica está se invertendo e é necessário discutir a dignidade e a vida das pessoas com mais de 60 anos no País. Grande parte da população idosa é feminina e Lídice também quer ter um olhar para esta questão.

Atualmente 14% da população brasileira é idosa, segundo o vice-presidente Denis Bezerra. De acordo com o deputado, o Brasil não se preparou para esse número expressivo. "Enquanto a França, por exemplo, demorou 100 anos para chegar a esse percentual, o Brasil chegou em 20 anos. Precisamos nos preparar e conscientizar principalmente os mais jovens sobre a importância e o respeito aos idosos que muito podem contribuir com a sociedade", disse. Denis alertou que o 2º maior número de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos são maus-tratos contra idosos.

Lídice e Denis acrescentaram que a Comissão terá papel essencial neste ano em que o Congresso debate a Reforma da Previdência. "Vamos ficar atentos para defender os direitos dos atuais e futuros idosos do País", disseram.

A população brasileira está envelhecendo, estima-se que até 2060 essa parcela da população seja quadriplicada. Pelas projeções do IBGE, em 2031 o número de idosos vai superar pela primeira vez o número de crianças e adolescentes.  Com o intuito de contribuir com a formulação de políticas públicas que melhor atenda os idosos, a Câmara dos Deputados criou, em 2016, a Comissão de Defesa do Direito da Pessoa Idosa.

O grupo deve entre suas atribuições, investigar denúncias relativas à ameaça ou à violação de direitos da pessoa idosa, fiscalizar programas governamentais relativos ao tema e acompanhar ações de conselhos de direitos das pessoas idosas instalados na União, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. Além de incentivar a conscientização da imagem do idoso na sociedade.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.