11/04/2019
Tamanho
 

Mulheres unidas contra a Reforma da Previdência lotam auditório Nereu Ramos

Sérgio Francês   
 

O auditório Nereu Ramos ficou lotado na manhã desta quinta-feira (11). Mulheres de movimentos sociais, centrais sindicais, sociedade civil organizada e parlamentares se uniram no ato: Mulheres Unidas em Defesa da Aposentadoria. O ato foi idealizado pela Liderança da Minoria, juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher.

A deputada socialista Lídice da Mata (BA) esteve presente no evento e reforçou a importância de unir as mulheres para debater e lutar contra o retrocesso de direitos previsto na Proposta de Emenda à Constituição que trata da Reforma da Previdência (PEC nº 6/2019). “Esse movimento diz ao Congresso que não aceitaremos uma reforma que pretende impedir as mulheres de se aposentar. O texto deposita mais peso nos ombros da mulher brasileira, que já tem enorme carga dentro e fora de casa. As mulheres vão para as ruas impedir essa reforma draconiana, seremos vitoriosas nessa luta”, afirmou.

As cadeiras com balões roxos e amarelos escritos não à PEC nº 6/2019 simbolizaram a insatisfação das mulheres presentes com a proposta enviada pelo Governo Federal. As centrais sindicais e movimentos sociais presentes, como a Central Única de Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) defenderam greve geral para barrar o que consideram mais um desmonte do Estado brasileiro.

Os participantes do evento foram unânimes ao afirmar que o texto, além de retirar direitos constitucionais, é mais cruel com as mulheres na medida em que aumenta o tempo de contribuição sem levar em consideração a dupla, e até tripla, jornada feminina. Também foi destaque o fato de as mulheres estarem em maior número na informalidade e receberem menores salários, mesmo exercendo a mesma função que os homens. Em especial as professoras, trabalhadoras rurais e pensionistas que serão profundamente prejudicadas com a proposta.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.