15/05/2019
Tamanho
 

Deputado Rodrigo Agostinho cobra maior fiscalização de barragens no País

Sérgio Francês   
Rodrigo Agostinho solicitou realização de Seminário
 

Em seminário realizado nesta quarta-feira (15), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) debateu, a pedido do presidente do Colegiado, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), a segurança das barragens no Brasil. 
 
Conforme o socialista informou, tramitam na Casa vários projetos sobre o tema. Para ele, o debate é muito enriquecedor para que os parlamentares entendam melhor a situação para melhorar seus projetos. Além disso, Agostinho lembrou que a Comissão Externa que avaliou o caso de Brumadinho encerrou seus trabalhos na semana passada, com vários projetos apresentados e alguns deles tramitam na CMADS. “A ideia é finalizar um texto que será levado para o Plenário”, disse.
 
Além do desastre em Brumadinho, Agostinho lembrou o crime que ocorreu em Mariana, também no Estado de Minas Gerais (MG), em 2015, que vitimou aproximadamente 40 pessoas. Ele cobrou maior fiscalização dos órgãos competentes. “Os números são assustadores, pois somente 3% das 24 mil barragens voltadas à irrigação e à exploração hidrelétrica, abastecimento, uso animal, aquicultura, contenção de resíduos minerais e industriais existentes no País foram vistoriadas em 2017 por 29 órgãos estaduais, como secretarias e institutos de meio ambiente e agências reguladoras federais”, criticou.
 
O parlamentar também alertou para o fato de que novos desastres do tipo podem acontecer, caso não sejam adotadas medidas preventivas e fiscalizações extensivas, principalmente porque, atualmente, cerca de 3,5 milhões de pessoas vivem em regiões onde estão localizadas barragens em risco de rompimento. “Rachaduras, infiltrações e falta de documentos que comprovem a segurança das barragens são alguns dos problemas mais comuns que são detectados nas estruturas consideradas vulneráveis”, acrescentou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.