21/05/2019
Tamanho
 

Elias Vaz cobra maior qualidade na prestação do serviço de energia no Estado de Goiás

Humberto Pradera   
Elias Vaz solicitou realização de audiência pública
 

O baixo desempenho da Empresa Enel na prestação de serviços de distribuição de energia elétrica no Estado de Goiás foi tema de debate, nesta terça-feira (21), na Comissão de Minas e Energia da Câmara. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).
 
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Enel Distribuição Goiás é a pior distribuidora do País pelo quinto ano consecutivo. Isso ocorreu em consequência do baixo desempenho da empresa em 2018, onde aconteceram interrupções de energia, em média, por 26 horas.  
 
De acordo com Elias Vaz, a população do estado tem sofrido com a crescente piora no serviço de fornecimento de energia. Se comparado ao ano de 2017, as reclamações sobre a prestação do serviço da empresa cresceram 9,7%, em 2018. “É urgente a necessidade de melhorias na prestação desse serviço, que precisam acontecer em curto prazo”, enfatizou. 
 
Para demonstrar a gravidade da situação no estado, o socialista apresentou algumas matérias divulgadas na imprensa da região que destacam a falha no fornecimento do serviço. No entanto, uma dessas notícias informa que a Enel registrou lucro 14 vezes maior no ano de 2018; em contrapartida, os investimentos caíram. “A situação que nós temos em Goiás é realmente absurda. Hoje, essa questão da privatização em si tem um significado para a população de piora”, afirmou.
 
Pelo que foi apresentado na audiência, o problema com o fornecimento de energia não é exclusividade do estado goiano, mas o mesmo ocorre nos Estados de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). “Precisamos fazer uma reflexão para saber se esse modelo está correto. Acho que, no mínimo, precisamos de um modelo mais eficiente e temos que ser mais rigorosos com essas empresas que operam esse tipo de serviço”, declarou. 
 

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.