15/08/2019
Tamanho
 

Câmara lança frentes parlamentares em defesa dos profissionais de enfermagem

Sérgio Francês   
 

Presidida pelo deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), a Frente Parlamentar em Defesa das 30h da enfermagem será lançada na próxima terça-feira (20). A cerimônia agendada para às 15h, no Salão Nobre da Câmara, também marcará o início dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, que tem como presidente o deputado federal Célio Studart (PV-CE).  Representantes das principais entidades da categoria estarão presentes no lançamento dos colegiados.

Também estarão presentes o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e demais conselhos de Enfermagem do País, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), entre outras entidades.

As Frentes vão lutar por uma série de iniciativas em prol dos profissionais em atuação no País, como a redução da carga horária, o piso salarial e espaço adequado para repouso.   

Em março, Mauro Nazif apresentou o projeto de Lei nº 1607/2019, que dispõe sobre a duração do trabalho dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No momento o PL encontra-se na mesa da presidência pronto para ir à votação em Plenário.   Profissionais de enfermagem lotaram audiência pública realizada em abril na Comissão de Legislação Participativa da Câmara para pedir uma lei federal que garanta essa carga horária semanal, uma das demandas mais esperadas e cobradas pela categoria nos últimos anos.

NÚMEROS

De acordo com dados dos conselhos regionais de enfermagem compilados pelo Cofen, há 1,2 milhões de técnicos, 529 mil enfermeiros e 412 mil auxiliares, totalizando 2,1 milhões de profissionais em atuação em todo o País. No estado de Rondônia são 16.880.

 

SERVIÇO:

Data: 20/08/19 a partir das 15h

Local: Salão Nobre, Câmara dos Deputados – Brasília - DF

Assessoria do deputado Mauro Nazif
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.