04/09/2019
Tamanho
 

Socialistas questionam ministro da Educação acerca dos cortes em bolsas anunciado pelo Capes

Chico Ferreira   
 

Os deputados socialistas Aliel Machado (PR) e Elias Vaz (GO) questionaram o ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta quarta-feira (4), a respeito dos cortes em 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado previstas para este ano. O ministro participou de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, anunciou o corte das bolsas no início da semana. De acordo como o deputado Elias Vaz, o presidente do Capes afirmou que o corte pode impactar na qualidade da pesquisa, na força de trabalho e nos avanços da indústria. “Quero saber do ministro como é que ficará a situação das pesquisas no País”, disse.

Aliel Machado fez um apelo para que o ministro Braham abandone o viés ideológico e cuide da educação com o cuidado que merece. “Assistimos atualmente um desmonte completo e desrespeitoso com a comunidade universitária e com o nosso País”, lamentou.

PROGRAMA FUTURE-SE

O ministro da Educação foi ao colegiado debater o Programa Future-se, lançado pelo Ministério da Educação no primeiro semestre, que tem o intuito de promover autonomia financeira às universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos privados.

A captação dos recursos, segundo o Programa, será feita via contratos de gestão da União e dos Institutos Federais de Ensino Superior com Organizações Sociais (OS) que possuam atividades ligadas ao ensino, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico. A adesão das universidades é voluntária.

Para o socialista Elias Vaz, o ministro deveria avaliar a situação das OS em todo o Brasil. De acordo com o deputado, a espinha dorsal do Futura-se é a gestão, que será feita pelas Organizações Sociais. “Se por um lado a OS traz esse aspecto dinâmico, sem entraves burocráticos, por outro lado é frágil na fiscalização. Não é verdade que elas resolverão os problemas. Existem diversos escândalos de corrupção envolvendo organizações sociais”, disse.

A importância das universidades não só na graduação, mas nos serviços que prestam à comunidade foi levantada pelo deputado Aliel Machado. A crise econômica e o contingenciamento do Governo mudam o direcionamento sobre a responsabilidade financeira das instituições, segundo o parlamentar.

O Ministro alega que o Programa dará autonomia e independência financeira às universidades. Para Aliel, é justamente o contrário, a proposta tira a responsabilidade do Governo sobre algo tão importante e entrega a empresas privadas. O socialista questionou também qual será o papel das instituições que já atuam no apoio de universidades e que nem se quer são citadas na minuta do Future-se. “Estamos vivendo um momento crítico na Educação do País.”

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.