07/11/2019
Tamanho
 

Rodrigo Agostinho critica falta de medidas do Executivo na questão do derramamento de óleo

Dinho Souto   
Rodrigo Agostinho vê despreparo dos órgão competentes
 

O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) manifestou sua preocupação com a questão do derramamento de óleo que atinge o litoral do Nordeste brasileiro. Ele participou de audiência pública, nesta quinta-feira (7), na Comissão Externa destinada a tratar do caso, que debateu as medidas tomadas pelo Poder Executivo nas ações de resposta ao desastre.    
 
Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, o que se vê é que os órgãos, de maneira geral, estão todos desaparelhados para atender a uma crise como essa, ao mesmo tempo em que o Governo brasileiro insiste na exploração de petróleo em áreas sensíveis e não aceita avanço na proteção dessas áreas, como é o caso de Abrolhos, arquipélago localizado ao sul da Bahia (BA). 
 
De acordo com Agostinho, as autoridades competentes demoraram muito para agir, o que foi decisivo no fato de gerar mais dúvidas do que certezas. “A gente sequer sabe, com certa garantia, a origem desse óleo. A gente tá vendo todos os órgãos falarem, mas até agora ninguém apresentou laudo nenhum. Nós não temos os estudos técnicos que apontem efetivamente provas de que foi o navio grego”, criticou.
 
Também não existem, de acordo com o socialista, dados concretos do trabalho realizado pelos órgãos ambientais. Para ele, a vinda do ministro à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6) trouxe mais dúvidas do que respostas. “Nós queremos ver os laudos. Nós sabemos que faltam laboratórios, que nós temos poucos locais de análise de água capazes de identificar todos os solventes presentes nessas amostras de óleo. E o que a gente vê, na verdade, é que quem mais está se esforçando são os próprios pescadores”, disse.
 
Agostinho classificou a omissão das autoridades como “assustadora” e falou que a Petrobras, que tem a estrutura para atender nesses casos, permanece alheia a esse processo.

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.