07/11/2019
Tamanho
 

Elias questiona relatoria do presidente da CFFC na fiscalização de cartões corporativos

Chico Ferreira   
 

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) considera impróprio o ato de o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), Léo Motta (PSL-MG), avocar a relatoria de proposição do deputado socialista (PFC 36/2019) que pede à Comissão, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), a fiscalização das despesas efetuadas com os cartões corporativos da Presidência da República. “Me causou estranheza essa posição, faltou bom senso do presidente da comissão, que é do mesmo partido do presidente e apoiador do governo. A comissão deveria ouvir um parlamentar que fosse imparcial neste caso”, afirmou o deputado goiano.

O deputado protocolou, no último mês, proposta de fiscalização das despesas efetuadas com o cartão corporativo do presidente Jair Bolsonaro ao longo deste ano. O pedido é encaminhado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para a realização de auditoria pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Os gastos com cartões corporativos da Presidência da República estão disponíveis no Portal da Transparência, mas muitos dados sobre os valores desembolsados, como data e nome do favorecido, estão classificados como sigilosos. Por que o presidente esconde os seus gastos”, questionou o deputado.

Só no primeiro semestre deste ano, foram registrados sob sigilo gastos com cartões corporativos no valor de R$ 5,8 milhões. Os gastos secretos da Presidência da República já somam 15% a mais se comparados ao mesmo período do ano passado. E já ultrapassam o limite determinado pela Secretaria de Administração da Presidência. “Esses gastos são questionáveis, sobretudo porque, quando era deputado federal, Bolsonaro criticava as despesas com cartão corporativo”, assinalou Elias Vaz.

Assessoria do deputado Elias Vaz
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.