12/02/2020
Tamanho
 

Lídice entrará com representação no MP contra falso testemunho em depoimento na CPMI

Dinho Souto   
 

O depoimento do ex-funcionário da Yacows – empresa investigada por cometer fraude eleitoral em 2018 – Hans River, na terça-feira (11), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News foi marcado por inconsistências. O depoente se contradisse em diversos momentos da audiência e fez graves insultos à jornalista da Folha de São Paulo Patrícia Campos Mello.  Nesta quarta-feira (12), a relatora da CPMI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), informou ao colegiado que entrará com representação no Ministério Público (MP) para que se investigue um possível falso testemunho dado por Hans. “Mentir na CPMI é crime. É preciso que o Ministério Público investigue e tome as devidas providências”, disse.

No final de 2018, após diversos contatos com Hans e outros meios de apuração, a jornalista produziu uma matéria relatando o funcionamento da Yacows e de outras empresas que disparavam mensagens em massa, a partir do uso de dados ilegais, para favorecer campanhas políticas. Durante sua participação na CPMI, ele negou que tenha tratado do assunto com Patrícia, além de insultá-la, mas na noite de ontem a Folha de São Paulo publicou matéria contestando ponto a ponto as acusações feitas pelo depoente contra a jornalista, inclusive com prints de conversas entre eles, além de fotos e vídeos enviados por ele para a reportagem de Patrícia.

O Código Penal estipula que fazer afirmação falsa como testemunha em processo judicial ou inquérito é crime, com pena prevista de dois a quatro anos de prisão, além de multa. O Regimento Interno do Senado Federal diz que inquirição de testemunhas em CPIs segue o estabelecido na legislação de processo penal.

 

Andrea Leal com informações da Folha de São Paulo
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.