22/05/2020
Tamanho
 

Líder do PSB, Alessandro Molon cobra explicações sobre as relações diplomáticas brasileiras

   
 

O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), apresentou, nesta quinta-feira (21), Requerimento em que pede a convocação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que esclareça, em Comissão Geral, sobre o estado das relações diplomáticas brasileiras no atual Governo. 
 
Em sua justificativa, o socialista diz que existem sistemáticas violações da Constituição Federal na condução da política externa brasileira pelo Governo de Jair Bolsonaro. De acordo com ele, a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 4°, define que as relações internacionais do Brasil regem-se pelos princípios da independência nacional, a prevalência dos direitos humanos, a autodeterminação dos povos, a não-intervenção, a igualdade entres os Estados, a defesa da paz, entre outros princípios. 
 
A Constituição também define que o Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando a formação de uma comunidade latino-americana de nações.
 
No entanto, conforme amplamente noticiado, o governo brasileiro tem se posicionado, em diversos momentos, de forma contrária a tais princípios constitucionais, bem como de suas tradições históricas. “Nada menos do que seis ex-ministros das Relações Exteriores assinaram recentemente carta que, além de transgredir a Constituição e as normas do Direito Internacional, tal política externa impõe ao país custos de difícil reparação, como o desmoronamento da credibilidade externa, perdas de mercado e fuga de investimentos”, alertou.  

Moreno Nobre
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.