15/10/2020
Tamanho
 

Manifesto pede combate à violência política contra as mulheres nas eleições

   
 

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) assinou, na última semana, o manifesto pela Ética e pela Democracia que trata da violência política contra as mulheres nas eleições municipais deste ano. Algumas candidatas estão sofrendo ataques de baixo calão e disparo de fake news nas redes sociais. Enquanto mulher, política há mais de 20 anos, atuante na defesa da maior participação feminina nas esferas de poder e relatora da CPMI das Fake News, a deputada Lídice lamentou que o País enfrente em pleno século XXI uma onda conservadora e de ataque às mulheres. 
 
Com o lema: Não vão calar nenhuma de nós! Por Todas Nós! O manifesto exige eleições limpas, sem agressões e fake News;que seja garantido a todas as mulheres o respeito e equidade em debates, entrevistas, redes sociais e nas ruas; e que as autoridades eleitorais respondam às agressões e garantam as eleições. “Toda vez que uma mulher é desrespeitada como mulher, por quem quer calar a sua voz, afeta a liderança política que ela exerce, a democracia é destruída”, afirmaram no documento. 
 
De acordo com o manifesto, o que está ocorrendo é uma violência de gênero machista e misógina e como tal, “afronta os direitos humanos das mulheres”. A ex presidente Dilma Rousseff também assinou o documento. Ela sofreu fortes ataques durante o seu mandato contra sua honra e dignidade. As candidatas Benedita da Silva, do Rio de Janeiro e Manuela D’Avila de Porto Alegre são exemplos de ataques constantes nas redes sociais durante a campanha. 
 
O documento lançado nesta quinta-feira (15)  pede que as autoridades estejam atentas e tomem iniciativas dentro da lei contra quem ataca e descumpre regras e leis próprias do pleito eleitoral. O manifesto contou com participação de membros do judiciário, da sociedade civil e acadêmicos.

Andrea Leal
 
     
 
     
 
       
 
Liderança do PSB na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Anexo II - Bloco das Lideranças Partidárias Sala 114 Fone: (61) 3215-9650 - Fax: (61) 3215-9663
Assessoria de imprensa: (61) 3215-9656 • e-mail: imprensa.psb@camara.gov.br ® 2016 • Liderança do PSB na Câmara. Todos os direitos reservados.